quinta-feira, 15 de março de 2012

Loira e linda SIM , amalero NÃO ! Por Luciano Santos.

Deixar o cabelo loiro clarinho e acinzentado não é tão fácil quanto parece. Quem já foi ou é loira sabe o quanto é difícil atingirmos o tom tão desejado! Primeiro que dificilmente a cor vai se parecer com a da caixinha, porque isso vai depender de inúmeros fatores, sendo a cor base do seu cabelo o fator mais importante. A cor natural do seu cabelo também influencia, mesmo que o seu cabelo seja tingido, pois os pigmentos que existem naturalmente nos seus fios irão influenciar diretamente o resultado da coloração. Então a cor que o cabelo vai atingir num processo de descoloração varia bastante de pessoa para pessoa.
Então, vamos direto ao ponto: você pintou seu cabelo com aquele loiro maravilhoso que comprou, ou até foi num salão e quis fazer um loiro legal, mas o resultado foi um amarelão bem "cheguei". Ou então, até ficou legal, mas depois de um tempo, o inevitável tom amarelado apareceu.

Manchou?

Algumas blondes também reclamam que após a tintura, os cabelos ficaram claros demais ou parecem manchados. Se após a coloração, você ficou com essa impressão, nem se aventure em tingir em casa novamente.
Se a tinta não for aplicada corretamente, é possível que seu cabelo fique manchado, com algumas partes mais claras, outras mais escuras, ou seja, completamente desigual. Isso acontece porque ao passar a tinta em casa, sozinha, muitas vezes não conseguimos alcançar todas as áreas do cabelo ou não passamos a tintura de modo uniforme. Outro motivo é que em alguns casos a tintura é colocada em todo o cabelo, quando na verdade era pra ser aplicada apenas para retocar a raiz. Para consertar, é necessário unificar a cor, deixando todo o cabelo em um tom só. O ideal é passar uma cor mais escura no cabelo.
Este é um problema para profissionais especializados. Procure um bom cabeleireiro, de preferência com referências de amigas de confiança, para não correr o risco de piorar o estrago e ainda danificar os fios, ok?

Desbotou?

Assim como a pele, o cabelo também sofre com a ação dos raios solares. Além de opacas e desidratadas, as melenas ficam com sua tonalidade alterada, com aspecto de queimadas mesmo. Isso porque a radiação UVA e UVB penetra nas fibras capilares e atinge a melanina, pigmento responsável pelas nuances das madeixas.
Evite usar secador e chapinha, pois o calor que esses aparelhos emitem resseca ainda mais os fios e realça a aparência desbotada. Também não adianta correr para o cabeleireiro na primeira oportunidade que tiver para pintar novamente as madeixas: antes de apostar numa nova coloração, é preciso hidratar e recuperar o brilho e a maciez da superfície. Do contrário, o problema irá se repetir.
Existem linhas completas (xampu, condicionador, máscara e leave-in) específicas para cabelos tingidos claros e escuros. Faça um tratamento intensivo com esses cosméticos, que contêm ativos capazes de ressaltar a cor das mechas, deixando-as com viço e um brilho mais bonito.

Ficou verde?? 

A água da piscina é uma da vilãs dos cabelos esverdeados. Isso acontece porque o sulfato de cobre, um agente químico muito usado para tratar a água da piscina, faz uma ligação química com a queratina (proteína que forma o fio) do cabelo, resultando na cor verde. Produtos sem enxágüe diminuem o contato dos fios com a água e evitam esse processo.

Os raios solares também podem deixar os fios com aspecto esverdeado, pois penetram no interior dos fios e oxidam seus pigmentos. Além de cremes com proteção solar, prender os cabelos sob um chapéu ajuda a protegê-los.
Lave os cabelos com xampu anti-resíduos umas duas ou três vezes por semana para retirar o excesso de materiais que possam alterar o pigmento das fibras capilares. Mas atenção: como esse tipo de produto costuma deixar as cutículas abertas, é necessário aplicar, sempre após a limpeza, uma máscara de hidratação profunda ou revitalizante a fim de mantê-los nutridos.
Usando shampoos especiais 




Existem no mercado hoje shampoos de várias marcas criados especialmente para esta finalidade. São shampoos normais, porém possuem uma coloração azul, cinza ou roxa, que após várias lavagens podem reverter/amenizar o tom amarelado. Eles são mais usados para manter o tom claro e não amarelar, mas podem neutralizar um pouco o efeito em cabelos já amarelados. Como exemplo, temos o Loreal Silver, que foi formulado para cabelos grisalhos, porém serve muito bem para os loiros.

Há todas as amigas loiras e linda não existe magica é sempre bom realizar qualquer procedimento de tintura, descoloração sempre com um profissional assim você não tem erro, como no caso da minha cliente Bia que me procurou pois de tanto fazer descoloração e tintura em casa , obteve uma cor nada desejada antes de me procurar estava com o cabelo com vários tons entre amarelo, laranja e a raiz de cor natural; um verdadeiro carnaval de cores que lhe causava muito  incomodo e ate mesmo vergonha vocês poderá constatar nas fotos abaixo o resultado, pena não ter a foto do antes mais vou providenciar com a cliente.

No cabelo da Bia foi ultilizado os seguintes produtos:

Oxigenada (KERT 30VL)
Pó descolorante (KERT WHITNER VIOLET&SHINE)
Coloração (ISSUE Color Professional 6/0 Louro Escuro Intenso)
Tonalizante (RICHESSE Loreal  9,01 Milk-Shake Gelo)

Processo Realizado.
Trabalhando com mechas finas em dois tons ao mesmo tempo ,ao final do procedimento foi feita a matização da descoloração com o tonalizante Richesse 9.01.
O resultado pode ser visto abaixo são mechas com cores definida, uniforme e sem amarelamento.