quinta-feira, 5 de julho de 2012

A maquiagem no cinema parte 4

Olá Meninas

Dando continuação aos posts sobre a história da maquiagem vamos falar um pouco sobre a história da maquiagem no mundo da moda espero que vocês gostem.


Maquiagem e a moda

Em algumas tribos indígenas, a maquiagem é usada em rituais ou festas. Nada mais atual que isso, já que hoje em dia as mulheres (e alguns homens) usam maquiagem sempre em festas e baladas num ‘ritual de acasalamento’. A maquiagem pode ser considerada uma grande aliada da mulher, sendo embelezadora instantânea – se for bem usada.
É como o acasalamento dos pavões, só que ao contrário. Ao invés de o macho se exibir com suas penas eriçadas, é a mulher que se produz para chamar atenção dos machos.
Isso tudo, além de ser um jogo de sedução, muito tem a ver com vaidade e com moda. Foi lá pelo começo do século XX que alguns estilistas perceberam o quanto maquiagem roupatinham em comum e começaram a investir para além dos tecidos. Daí toda grife tinha também um perfume, e um batom e mais tarde, uma linha de cosméticos inteira. Sugestão: consulte toda a linha de sombrasblushsbatonsesmaltes e tatuagens adesivas da Chanel.
Com essa ligação, nada mais justo do que criar uma tendência nova de cores e texturas de make a cada estação, assim como as roupas. Foi uma bela jogada de marcketing, já que uma pessoa não pode comprar um vestido da coleção nova de tal grife, que compre o esmalte, ou o perfume, que custa menos sendo assim, muito mais acessível.
Aliás, tem muita grife que é sustentada atualmente apenas pela venda dos perfumes. Ou dosesmaltes, que são a sensação do momento. Nos desfiles da Chanel, por exemplo, mais do que as roupas (quase sempre um taileur de tweed), a tendência mais esperada é a cor do esmalte. Do verde jade, ao cinza fosco, ou nude, no instante que aparecem na passarela nas mãos dasmodelos, já começam a ser copiadas por outras marcas.