quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Cabelos de verão

verão está aí, as temperaturas vão subindo, e passar os fins de semana curtindo uma boa praia ou piscina torna-se a programação perfeita para se desligar da semana corrida de trabalho. Nós já falamos muito sobre a importância do uso do filtro solar, repassando dicas de como aplicá-lo, questionando o quanto o preço influencia nesse hábito aqui no Brasil e listando os nossos produtos favoritos para se proteger do sol. Hoje, é quase realmente é um crime não passar filtro solar antes de sair de casa. Lembra quando Gisele Bündchen já pegou com a língua ao defender um produto natural?
Mas e os nossos cabelos? Como fazer para que a gente não chegue no fim do dia com aquele aspecto ressecado e os fios mais parecendo palha? Como se livrar um pouco da escravidão do secador nos dias de praia? Em entrevista ao site da Allure, Chris McMillan, o responsável pelos cabelos de Jennifer Aniston, deu algumas dicas para manter os fios saudáveis e incentivou a mulherada a aposentar o secador nesse calorão.
Para proteger os fios de tanto cloro, o conselho de Chris é passar condicionador antes de entrar na piscina. “Depois lave os cabelos com água imediatamente após sair. Jamais deixe água da piscina secar no seu cabelo”, ele avisa.
E para quem quer se livrar daquela função de ter que fazer escova o tempo todo? McMillan é mais adepto de explorarmos a textura natural dos nossos fios do que tentar mudá-la a qualquer custo. Para ele, essa é uma ótima época para entender quais efeitos o sol e a água causam nos fios e investir num visual fresquinho e natural. Chris ensina um jeito fácil de fazer aquele ondulado natura, “de praia”: faça algumas tranças e dê uma apertadinha com a chapinha. Quanto mais grosso o fio, mais tranças você vai precisar. Assim, quando você soltar o cabelo ele estará ondulado. Se você quer um resultado mais cacheado, faça os cachinhos com o dedo, solte e aplique a chapinha sem desmanchar o enroladinho. Não se esqueça, porém, de usar um protetor térmico.
E como faz para driblar o frizz? O cabeleireiro diz que mulher nenhuma deve ter medo de apelar para os grampos de cabelo, e que uma boa alternativa para um dia de juba mais rebelde é prendê-lo em um rabo de cavalo baixo ou trançá-lo e prendê-lo em um coque. Sobre o rabo baixo, ele conta que o estilo é seu favorito no momento, com alguns fios soltos: “Quanto mais bagunçado, melhor”.
Tem um evento direto da praia e não sabe como lidar com o cabelo molhado? “Seque bem os fios com uma toalha, passe um leave-in e depois penteie com um pente de dentes largos. Deixe-o secar naturalmente e vai ficar ótimo. Sabe quando você pega um bronzeado leve, e aí basta você tomar uma chuveirada, passar um hidratante e está linda? É como isso, só que para o cabelo”.
Alguns dos truques do cabeleireiro podem até ser velhos conhecidos, mas é bacana ver dicas que nos ajudam a perder menos tempo suando no banheiro debaixo do secador, não é mesmo? Essa é uma boa época para explorarmos os aspectos mais naturais dos nossos fios: o ondulado, o liso, o cacheado…
Chris McMillan conta que gosta até daquele queimadinho que o sol causa: “Às vezes, quando temos mechas e luzes, o sol tira aquele encerado do cabelo e o deixa com um aspecto mais natural”.
Um recado para algumas famosas que não largam o liso escorrido? “Olivia Newton-John e Suzanne Somers eram lindas. Elas precisam parar com a escova progressiva, que deixa os cabelos delas sem nenhuma vida, como acontecia com a Jennifer Aniston nos anos 1990. Elas têm que voltar para o ondulado, o cacheado, é tão mais bonito! A Jennifer sabe que não fica bem com cabelo liso demais, então quando secamos damos uma levantada nas pontas, para fora, para abrir o seu rosto”.
Aqui na redação, durante o verão o secador acaba morando dentro do armário mesmo, viu? A Adriane conta que não usa nada diferente na época, e que seu visual é o mais natural possível: “Se penteio os cabelos bem para trás (ainda molhados) e ajeito atrás das orelhas, ao soltar eles ficam com uma ‘voltinha’ bem anos 20, bem definida (que eu adoro). E se vou dormir com os cabelos molhados, acordo com um volume bem bonito”.
Quer se preparar para curtir o verão e não detonar a juba? Na nossa galeria você confere todas as dicas de produtos para proteger os fios dos danos causados pelo sal, cloro e sol – de xampus e máscaras a óleos e protetores solares específicos para os cabelos, a começar pelas da nossa ruiva:

Nenhum comentário:

Postar um comentário